quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Civilização Maia.


 Grupo:          Natalia Silva Barbosa  Nº 28
                         Francielli de Amorim Mota   Nº 14
                         Livia Frasson Melo  Nº 21
                        Yasmin Mariana Silva Clementino Nº35

Ao contrario dos Astecas e dos Incas, que viviam um momento de expansão na época da conquista espanhola, a civilização maia já estava em declínio e muitas de suas cidades já tinham sido abandonadas.
Os Maias desenvolveram sua civilização no extremo sul da América do Norte e na América Central, em territórios que hoje compreendem o sul do México, a Guatemala, Belize e Honduras, chegando a expandir sua influência para áreas ao Norte, localizadas na região central do México.   Os antepassados mais antigos dos maias viviam na costa do Oceano Pacífico, já por volta de 1800 a.C. 
A partir do século III, as cidades maias floresceram, até por volta do ano 900 – o que corresponde ao que foi chamado de período clássico, caracterizado pelo desenvolvimento da agricultura e pela formação de muitas cidades planejadas, como Copán, Palenque e Tikal. 
As cidades do período clássico foram sendo abandonadas no século IX d.C., não se sabe ainda, ao certo, por quais motivos, mas a maioria dos estudiosos considera que pode ter sido em consequências de fortes mudanças climáticas, que levaram ao resfriamento de amplas áreas no Hemisfério Norte.
Por causa dessas mudanças, teria havido o esgotamento agrícola da região, o que agravou as dificuldades econômicas, que provocaram muitas lutas internas.
Os maias habitavam uma área que compreende hoje o sul do México (os estados de Chiapas, Tabaso, Yucatán e Campeche), Honduras e Guatemala. Estima-se que aproxima-damente 15 milhões de habitantes viviam em uma região de cerca de 330.000 quilômetros quadrados, tendo como eixo a Península de Yucatán.
Os maias não constituíram um império. Eles estavam organizados em pequenas  cidades –estado, cada qual liderada por um chefe. As escavações arqueológicas realizadas nas regiões habitadas pelos maias indicam que, em algumas cidades, devem ter existido belíssimas construções, como palácios, templos, casas de banho a vapor, campos para jogos, casas de pedras e aquedutos.
Copán, em Honduras, Tikal, na Guatemala, e Palenque, no México, representam os maiores exemplos de cidades maias, reunindo os elementos culturais que demonstram a capacidade e a criatividade daquele povo.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Tema da Semana: Civilização Inca.


GRUPO:
                                               Aline Aparecida nº01.
                                               Camila Pereira nº06.
                                               Carlos Eduardo nº07.
                                               Estéfani Almeida nº11.
                                               Ester Leal nº12.
Civilização Inca.
Os Incas habitavam as regiões que hoje é o Peru. Quando a civilização Inca dominava o lugar, eles tentavam convencer as pessoas pelo poder da palavra, caso a população não aceitasse eles os enfrentariam pela força. Para não perder um território, os Incas, colocavam administradores em regiões estratégicas.
A população acreditava que o Sol era o Deus e os imperadores filhos do mesmo. No território Inca tinha mais de 20(vinte) línguas; uma chamada Quíchua e também tinham de 10(dez) a 30(trinta) milhões de pessoas.
O trabalho dos Incas era feito através de convocações do imperador, assim este pagava com alimento e animal.
 O alto desse império Inca teve mais de 10(dez) milhões de pessoas. Eles desenvolveram técnicas de agricultura e irrigações e se eles não plantassem os alimentos e não trouxesse água potável, eles morreriam de fome e sede. Eles eram muito desenvolvidos e tinham muitas estradas assim ajudava a comunicação de um lado por outro.
Há uma cidade chamada Machu Picchu. Ela é uma demonstração da obra arquitetônica dos Incas. A cidade foi construída no alto de uma montanha da Cordilheira dos Andes, carca de 3.000 metros acima do nível do mar. Em três lados, ela é cercada por desfiladeiros; no quarto, é protegido por uma montanha. O mundo só tomou conhecimento dessa cidade Inca em 1911, quando o norte-americano Hiram Birgham, guiado por um habitante local, descobriu-a em meio da vegetação. Suas muralhas foram construídas com pedras imensas encaixadas umas nas outras com precisão, sem nenhum tipo de argamassa. Até hoje os estudiosos se perguntam como pedras pesando toneladas foram transportada até o alto da montanha, já que os Incas não utilizavam carros nem animais de carga.
Não se sabe ao certo a função de Machu Picchu, nem por que ela foi abandonada pelos Incas. Alguns estudiosos afirma que ela poderia ter sido uma fortaleza, outros pensam ter sido um centro religioso. Há ainda a hipótese de que era o lar das mulheres consagradas ao deus-sol.
Todos, os Incas pagavam impostos para o Imperador sem exceção alguma (ate mesmo os familiares e parentes era obrigado a pagar os impostos ordenados pelo imperador).

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Tema da semana: Incas, Maias e Astecas. (Dias 6-10/ Agosto/2012)


Grupo: Danilo Cintra de Sousa nº9
Larissa Mori Gonçalves Bosco nº19
Mariana da Silva Alcântara nº24
Maria Eduarda Caretta Guimarães Silva nº23
Vinicius Valim Santos nº32

Os Incas, Maias e Astecas eram grupos civilizados que construíam suas próprias coisas e possuíam o seu próprio mercado com moedas.
Eles já tinham conhecimentos astronômicos. Pela lua, sabiam qual a melhor época para colher e a melhor época para plantar. Tinham também um chefe de estado que guardava ouro, prata, perolas. Desde aquela época os colares de ouro eram sinais de poder econômico, e isso significava também poder político, ou seja, quanto mais ouro mais poder.
Algum tempo depois essa população foi eliminada pelos europeus tanto pelo seu armamento como por ‘suas’ doenças. Os europeus acabaram contaminando os índios com doenças europeias (gripe); e como a resistência dos índios era baixa, a gripe piorava cada vez mais e assim iam matando-os.

Civilização Asteca

Os Astecas habitaram a região que hoje em dia é o México. Eram primeiramente um povo nômade,guerreiro e caçador.
Eles eram muito desenvolvidos, pois já tinham a agricultura desenvolvida para cultivar frutas, flores e legumes. Possuíam também aquedutos (canos para lavar a água), pois a água não potável trazia varias doenças. Como eles já eram desenvolvidos a sociedade deles era hierarquizada (Comando por um chefe de exército que também era imperador)
Como tinham um bom exército eles lutavam por terras, ganhavam de tribos rivais e fundaram uma cidade que atualmente é a capital do México (Cidade do México). Esse império chegou a ser formado por 500 cidades. Sua capital tinha 200.000 habitantes era muito desenvolvida e comparava-se com Sevilha (a maior cidade espanhola da época).
Os Astecas eram bons astrônomos, desenvolveram o calendário solar completo com 18 meses de 20 dias mais 5 dias complementares. A centenas de anos atrás os Astecas já sabiam que um ano tinha 365 dias.
Eles eram politeístas (cultuavam vários deuses: Sol, Trovão, Chuva e Lua), a morte e o sacrifício humano não eram mal visto por eles. Os sacerdotes e o soberano (imperador) eram privilegiados, moravam em grandes construções, enquanto artesões e camponeses moravam em pequenas casas.
Eles dominavam a matemática e a escrita era feita através de símbolos e desenhos. Tinham um artesanato muito forte, confeccionavam tecidos, objetos de prata e ouro e artigos com pinturas.

Bem-vindo. Atenção para as regras!

Olá Pessoal, Bom Dia.

Estamos iniciando as postagens de História da 6ªF do Cede (David Ewbank). Aqui será realizada postagens semanais que visa abordar os conteúdos programados do segundo semestre.

Pessoal da 6ªF, atenção para as regras:

* Um grupo por semana será responsável por elaborar o texto dos conteúdos das aulas dadas.
* Um representante de cada grupo terá que postar um comentário pertinente sobre o assunto, ou seja, um comentário que mostre que você leu o texto e que tenha no mínimo 5 linhas.
* O texto e os comentários estarão valendo de 0-10.