quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Os Negros Africanos.



Grupo: Danilo Cintra de Sousa nº9
Larissa Mori Gonçalves Bosco nº19
Mariana da Silva Alcântara nº24
Maria Eduarda Caretta Guimarães Silva nº23
Vinicius Valim Santos nº32


Os negros africanos  foram considerados sem alma (pela igreja católica) por sua cor ,por que em cultos religiosos o diabo sempre se vestira de negro da cor dos africanos,ao contrario dos anjos e santos que se vestiam e eram da cor dos brancos.
Ser escravo era como ser um objeto,não ter liberdade de andar por ai,ou falar o que quer, era fazer um trabalho forçado sem receber nada em troca(e se não fizesse  ainda seria castigado), e era também ser abusado quanto aos serviços(carga horária) quanto aos  prazeres sexuais(a mulher negra era submetida a fazer qualquer coisa que o seu senhor mandasse).Como os Condes abusavam de algumas negras foi surgindo os mestiços(mistura de negro com branco).
Os negros resistiam ao trabalho escravo,com isso eles tinham alguns meios de provocar seus “donos” ,um deles era o de sabotar as produções das fazendas para que não rendessem, muitos deles também não trabalhavam do jeito que seus patrões queriam,trabalhando devagar e sem muito foco,alguns escravos não aguentavam a carga horária e os abusos e acabavam se matando,outros mais corajosos tentavam assassinar os donos das fazendas.Os negros não resistiam apenas ao trabalho,resistiam também as culturas dos portugueses.
Muito dos índios não viraram escravos por que eles morreram nas guerras, outros por doenças e ainda assim por que eles fugiam para uma colônia aonde existiam apenas fugitivos, os índios aceitavam a catequização, eles agora adoravam aos deuses dos brancos(não era todo  índio que aceitava a catequização).

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Populações Indígenas.


Grupo
Icaro nº17    
Rafael nº30
Willys nº34
Bruno Alves nº04
João Vitor nº18 

A conquista do império Inca foi muito difícil e muito demorada. Foi a conquista do império Inca, no Andes do sul-americano. Eles estavam com muita dificuldade de avanço dos espanhóis.
Não havia muitos deslocamentos de tropas, e as trilhas feitas pelos os incas serviam para defesa ativa.
O outro aspecto que dificultou a conquista espanhola foi que, embora os incas tivessem um império fundado no domínio, ele não tinha o mesmo ressentimento que os povos mexicanos em relação aos astecas. Eles se preocupavam com o e expandir o uso da língua (quíchua).
Os espanhóis tardarão décadas a conquistar e desmantelar o império inca. No ano 1572, o ultimo rei inca (Tupac Amaru) ele foi derrotado mais de cinco décadas depois da conquista do México.
Enquanto no México a língua espanhola difundiu-se rapidamente, nos Andes, a língua quíchua continua sendo falado ate os dias de hoje.
Os espanhóis, a partir de uma instrução de 1513, do rei Fernando, os católicos, começaram a construir no continente americano(cidades quadriculadas).
O modelo renascentista, determinação que tornaria obrigatório com as ordens Filipinas, promulgadas em 1603 por Filipe II.

Resenha Filme: 1492-A Conquista do Praíso



  • 1492-A Conquista do Praíso

  • A viagem de Cristovão Colombo,acreditava ser possível atingir terras novas em busca de minérios.
    A viagem que ele fez do Oriente ao Ocidente com uma grande tripulação e com toda incerteza que cercava uma expedição daquela época, quanto ao rumo do prosegimento da viagem.Sem apoio financeiro de Portugal, a maior potência da época, Colombo dirigiu-se à Espanha e associou-se aos irmãos Pinzon, recebendo ainda uma ajuda dos reis católicos Fernando de Aragão. Para trazer a igreja católica para a América.
  • A tripulação e as caravelas estão prontas. Colombo calcula cada passo da viagem com a bússola, astrolábio, mapas. Porém, um peque no erro de cálculo levou as caravelas a passarem da distância prometida das 750 léguas, levando a tripulação a se preocupar com a viagem. Passaram-se alguns dias do prazo da rota, e eis que de repente, a profundidade começa a diminuir, 18, 17, 16 pés... Terra à vista! Os espanhóis chegam em terra em 1492. Colombo achou que havia chegado às Índias, mas cometeu um ligeiro engano, pois ele havia chegado à América Central, nas Ilhas Guananis, onde achou espécies de animais nunca vistas antes por um europeu. O “Novo Mundo” era o paraíso! Porém, as terras já eram habitadas por pessoas com hábitos e cultura diferentes, alguns europeus acharam estes costumes estranhos, mas o convívio inicial levou alguns membros da tripulação de Colombo até a tornarem-se índios (termo utilizado para relacionar com a idéia de que haviam chegado às Índias). No entanto, os “índios” perceberam a ambição dos espanhóis no ouro, na riqueza e no poder. E então tudo pode acontecer.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Conquista Espanhola sobre a América.


Nomes:
Pedro Victor de Castro
Bruno Henrique Marques
Moises Resende Gonçalves
Leonardo Peixoto
Vitor Faciroli Diogo Martins

Conquista Espanhola sobre a América

      Por volta de 1492 os espanhóis descobriram novas terras, que por sua vez conheceram os povos indígenas que aqui moravam.
      No século XVI os espanhóis começaram a dominar as terras desses povos, sendo também que esses indígenas também tinham poder em pedras preciosas como o ouro e a prata; e quem não entregasse suas ‘’relíquias” morreria. Como não possuíam armas fortes o bastante para guerrear com os espanhóis, usavam seus arcos e flechas.
    A gripe veio com os espanhóis, mas como os indígenas não tinham boa resistência, acabaram sendo dizimados por essas doenças. Para facilitar sua conquista os espanhóis tentavam fazer alianças, entre os próprios índios, para se aproximarem deles e facilitar a sua conquista.
     Os maias apesar de estarem em declínio conseguiram resistir com suas cidades-estados. De acordo com o território definido pelo Tratado de Tordesilhas (divisão entre o novo mundo entre Portugal e Espanha) os espanhóis tiveram um desafio muito grande de conquista, pois o que queriam eram tomar posse da riquezas daquilo que era chamado de Eldorado.
     Os espanhóis exterminaram a população indígena, estabeleceram sua cultura, religião e a língua. As terras dominadas na Américas estavam sob controle dos espanhóis sendo que a maior parte incluía principalmente América Latina.
    ‘’Uma consequência com esses europeus foi o genocídio dos povos, que quando eles chegaram tinham uma população de pelo menos 80 milhões, e depois de um século essa população caiu para 10 milhões. Com a descoberta de minas de ouro e prata, a Coroa Espanhola definiu a administração da América.’’
     A coroa descobriu que havia índios vivos, com isso pediu para eles serem caçados.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Astecas, Maias e Incas.


História dos Astecas, Maias e Incas.

GRUPO:

Amanda Malta Carreiras.
Emanuelle Silva Duarte
Micaela de Souza Rodrigues Bilenky
Danilo Barbosa Cunha
Vinicius Duarte Domingues.


        Os Astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México) no século XIV, região de pântanos, próxima do lago Texcoco.
      A sociedade era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população, que eram obrigados a exercer um trabalho compulsório, quando convocados pelo imperador para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides).
      Desenvolveram muitas técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, caca, entre outros. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo. Desenvolveram também diversos conceitos matemáticos e de astronômicos.
       Os Maias habitaram a região das florestas tropicais, das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (região sul do México). Nos séculos IX e X, os Toltecas invadiram e dominaram a civilização Maia.
      A sociedade Maia tinha um caráter fortemente religioso. A religião deste povo era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Conseguiram elaborar um eficiente e complexo  calendário que estabelecia com exatidão os 365 dias do ano.
        Ergueram pirâmides, templos e palácios. Demonstraram um grande avanço na arquitetura. O artesanato também se destacou com a fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos e roupas.
        A economia Maia vinha da agricultura, principalmente do milho, feijão e batata e outros alimentos. Suas técnicas de irrigação eram as mais avançadas, praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos.
       Os Incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador, fundaram a capital do império a cidade sagrada de Cuzco no século XIII. Em 1532 foram dominados pelos espanhóis, destruindo seu império.
    O imperador, conhecido por Sapa Inca era considerado um deus na Terra. A sociedade era hierarquizada e formada por nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), camada média (funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa (artesãos e os camponeses).
    Na arquitetura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de  pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. A cidade de Machu Picchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana desta sociedade.
      A sua economia estava nos ayllu, espécie de comunidade agrária. Todas as terras do Império pertenciam ao Inca, portanto, ao Estado; através da vasta rede de funcionários, essas terras eram doadas aos camponeses para a sua sobrevivência. Os membros de cada ayllu deveriam, em troca, trabalhar nas terras do Estado e dos funcionários, nas obras públicas e pagar impostos.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Civilização Maia.


 Grupo:          Natalia Silva Barbosa  Nº 28
                         Francielli de Amorim Mota   Nº 14
                         Livia Frasson Melo  Nº 21
                        Yasmin Mariana Silva Clementino Nº35

Ao contrario dos Astecas e dos Incas, que viviam um momento de expansão na época da conquista espanhola, a civilização maia já estava em declínio e muitas de suas cidades já tinham sido abandonadas.
Os Maias desenvolveram sua civilização no extremo sul da América do Norte e na América Central, em territórios que hoje compreendem o sul do México, a Guatemala, Belize e Honduras, chegando a expandir sua influência para áreas ao Norte, localizadas na região central do México.   Os antepassados mais antigos dos maias viviam na costa do Oceano Pacífico, já por volta de 1800 a.C. 
A partir do século III, as cidades maias floresceram, até por volta do ano 900 – o que corresponde ao que foi chamado de período clássico, caracterizado pelo desenvolvimento da agricultura e pela formação de muitas cidades planejadas, como Copán, Palenque e Tikal. 
As cidades do período clássico foram sendo abandonadas no século IX d.C., não se sabe ainda, ao certo, por quais motivos, mas a maioria dos estudiosos considera que pode ter sido em consequências de fortes mudanças climáticas, que levaram ao resfriamento de amplas áreas no Hemisfério Norte.
Por causa dessas mudanças, teria havido o esgotamento agrícola da região, o que agravou as dificuldades econômicas, que provocaram muitas lutas internas.
Os maias habitavam uma área que compreende hoje o sul do México (os estados de Chiapas, Tabaso, Yucatán e Campeche), Honduras e Guatemala. Estima-se que aproxima-damente 15 milhões de habitantes viviam em uma região de cerca de 330.000 quilômetros quadrados, tendo como eixo a Península de Yucatán.
Os maias não constituíram um império. Eles estavam organizados em pequenas  cidades –estado, cada qual liderada por um chefe. As escavações arqueológicas realizadas nas regiões habitadas pelos maias indicam que, em algumas cidades, devem ter existido belíssimas construções, como palácios, templos, casas de banho a vapor, campos para jogos, casas de pedras e aquedutos.
Copán, em Honduras, Tikal, na Guatemala, e Palenque, no México, representam os maiores exemplos de cidades maias, reunindo os elementos culturais que demonstram a capacidade e a criatividade daquele povo.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Tema da Semana: Civilização Inca.


GRUPO:
                                               Aline Aparecida nº01.
                                               Camila Pereira nº06.
                                               Carlos Eduardo nº07.
                                               Estéfani Almeida nº11.
                                               Ester Leal nº12.
Civilização Inca.
Os Incas habitavam as regiões que hoje é o Peru. Quando a civilização Inca dominava o lugar, eles tentavam convencer as pessoas pelo poder da palavra, caso a população não aceitasse eles os enfrentariam pela força. Para não perder um território, os Incas, colocavam administradores em regiões estratégicas.
A população acreditava que o Sol era o Deus e os imperadores filhos do mesmo. No território Inca tinha mais de 20(vinte) línguas; uma chamada Quíchua e também tinham de 10(dez) a 30(trinta) milhões de pessoas.
O trabalho dos Incas era feito através de convocações do imperador, assim este pagava com alimento e animal.
 O alto desse império Inca teve mais de 10(dez) milhões de pessoas. Eles desenvolveram técnicas de agricultura e irrigações e se eles não plantassem os alimentos e não trouxesse água potável, eles morreriam de fome e sede. Eles eram muito desenvolvidos e tinham muitas estradas assim ajudava a comunicação de um lado por outro.
Há uma cidade chamada Machu Picchu. Ela é uma demonstração da obra arquitetônica dos Incas. A cidade foi construída no alto de uma montanha da Cordilheira dos Andes, carca de 3.000 metros acima do nível do mar. Em três lados, ela é cercada por desfiladeiros; no quarto, é protegido por uma montanha. O mundo só tomou conhecimento dessa cidade Inca em 1911, quando o norte-americano Hiram Birgham, guiado por um habitante local, descobriu-a em meio da vegetação. Suas muralhas foram construídas com pedras imensas encaixadas umas nas outras com precisão, sem nenhum tipo de argamassa. Até hoje os estudiosos se perguntam como pedras pesando toneladas foram transportada até o alto da montanha, já que os Incas não utilizavam carros nem animais de carga.
Não se sabe ao certo a função de Machu Picchu, nem por que ela foi abandonada pelos Incas. Alguns estudiosos afirma que ela poderia ter sido uma fortaleza, outros pensam ter sido um centro religioso. Há ainda a hipótese de que era o lar das mulheres consagradas ao deus-sol.
Todos, os Incas pagavam impostos para o Imperador sem exceção alguma (ate mesmo os familiares e parentes era obrigado a pagar os impostos ordenados pelo imperador).