quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Populações Indígenas.


Grupo
Icaro nº17    
Rafael nº30
Willys nº34
Bruno Alves nº04
João Vitor nº18 

A conquista do império Inca foi muito difícil e muito demorada. Foi a conquista do império Inca, no Andes do sul-americano. Eles estavam com muita dificuldade de avanço dos espanhóis.
Não havia muitos deslocamentos de tropas, e as trilhas feitas pelos os incas serviam para defesa ativa.
O outro aspecto que dificultou a conquista espanhola foi que, embora os incas tivessem um império fundado no domínio, ele não tinha o mesmo ressentimento que os povos mexicanos em relação aos astecas. Eles se preocupavam com o e expandir o uso da língua (quíchua).
Os espanhóis tardarão décadas a conquistar e desmantelar o império inca. No ano 1572, o ultimo rei inca (Tupac Amaru) ele foi derrotado mais de cinco décadas depois da conquista do México.
Enquanto no México a língua espanhola difundiu-se rapidamente, nos Andes, a língua quíchua continua sendo falado ate os dias de hoje.
Os espanhóis, a partir de uma instrução de 1513, do rei Fernando, os católicos, começaram a construir no continente americano(cidades quadriculadas).
O modelo renascentista, determinação que tornaria obrigatório com as ordens Filipinas, promulgadas em 1603 por Filipe II.

Resenha Filme: 1492-A Conquista do Praíso



  • 1492-A Conquista do Praíso

  • A viagem de Cristovão Colombo,acreditava ser possível atingir terras novas em busca de minérios.
    A viagem que ele fez do Oriente ao Ocidente com uma grande tripulação e com toda incerteza que cercava uma expedição daquela época, quanto ao rumo do prosegimento da viagem.Sem apoio financeiro de Portugal, a maior potência da época, Colombo dirigiu-se à Espanha e associou-se aos irmãos Pinzon, recebendo ainda uma ajuda dos reis católicos Fernando de Aragão. Para trazer a igreja católica para a América.
  • A tripulação e as caravelas estão prontas. Colombo calcula cada passo da viagem com a bússola, astrolábio, mapas. Porém, um peque no erro de cálculo levou as caravelas a passarem da distância prometida das 750 léguas, levando a tripulação a se preocupar com a viagem. Passaram-se alguns dias do prazo da rota, e eis que de repente, a profundidade começa a diminuir, 18, 17, 16 pés... Terra à vista! Os espanhóis chegam em terra em 1492. Colombo achou que havia chegado às Índias, mas cometeu um ligeiro engano, pois ele havia chegado à América Central, nas Ilhas Guananis, onde achou espécies de animais nunca vistas antes por um europeu. O “Novo Mundo” era o paraíso! Porém, as terras já eram habitadas por pessoas com hábitos e cultura diferentes, alguns europeus acharam estes costumes estranhos, mas o convívio inicial levou alguns membros da tripulação de Colombo até a tornarem-se índios (termo utilizado para relacionar com a idéia de que haviam chegado às Índias). No entanto, os “índios” perceberam a ambição dos espanhóis no ouro, na riqueza e no poder. E então tudo pode acontecer.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Conquista Espanhola sobre a América.


Nomes:
Pedro Victor de Castro
Bruno Henrique Marques
Moises Resende Gonçalves
Leonardo Peixoto
Vitor Faciroli Diogo Martins

Conquista Espanhola sobre a América

      Por volta de 1492 os espanhóis descobriram novas terras, que por sua vez conheceram os povos indígenas que aqui moravam.
      No século XVI os espanhóis começaram a dominar as terras desses povos, sendo também que esses indígenas também tinham poder em pedras preciosas como o ouro e a prata; e quem não entregasse suas ‘’relíquias” morreria. Como não possuíam armas fortes o bastante para guerrear com os espanhóis, usavam seus arcos e flechas.
    A gripe veio com os espanhóis, mas como os indígenas não tinham boa resistência, acabaram sendo dizimados por essas doenças. Para facilitar sua conquista os espanhóis tentavam fazer alianças, entre os próprios índios, para se aproximarem deles e facilitar a sua conquista.
     Os maias apesar de estarem em declínio conseguiram resistir com suas cidades-estados. De acordo com o território definido pelo Tratado de Tordesilhas (divisão entre o novo mundo entre Portugal e Espanha) os espanhóis tiveram um desafio muito grande de conquista, pois o que queriam eram tomar posse da riquezas daquilo que era chamado de Eldorado.
     Os espanhóis exterminaram a população indígena, estabeleceram sua cultura, religião e a língua. As terras dominadas na Américas estavam sob controle dos espanhóis sendo que a maior parte incluía principalmente América Latina.
    ‘’Uma consequência com esses europeus foi o genocídio dos povos, que quando eles chegaram tinham uma população de pelo menos 80 milhões, e depois de um século essa população caiu para 10 milhões. Com a descoberta de minas de ouro e prata, a Coroa Espanhola definiu a administração da América.’’
     A coroa descobriu que havia índios vivos, com isso pediu para eles serem caçados.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Astecas, Maias e Incas.


História dos Astecas, Maias e Incas.

GRUPO:

Amanda Malta Carreiras.
Emanuelle Silva Duarte
Micaela de Souza Rodrigues Bilenky
Danilo Barbosa Cunha
Vinicius Duarte Domingues.


        Os Astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México) no século XIV, região de pântanos, próxima do lago Texcoco.
      A sociedade era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população, que eram obrigados a exercer um trabalho compulsório, quando convocados pelo imperador para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides).
      Desenvolveram muitas técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, caca, entre outros. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo. Desenvolveram também diversos conceitos matemáticos e de astronômicos.
       Os Maias habitaram a região das florestas tropicais, das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (região sul do México). Nos séculos IX e X, os Toltecas invadiram e dominaram a civilização Maia.
      A sociedade Maia tinha um caráter fortemente religioso. A religião deste povo era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Conseguiram elaborar um eficiente e complexo  calendário que estabelecia com exatidão os 365 dias do ano.
        Ergueram pirâmides, templos e palácios. Demonstraram um grande avanço na arquitetura. O artesanato também se destacou com a fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos e roupas.
        A economia Maia vinha da agricultura, principalmente do milho, feijão e batata e outros alimentos. Suas técnicas de irrigação eram as mais avançadas, praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos.
       Os Incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador, fundaram a capital do império a cidade sagrada de Cuzco no século XIII. Em 1532 foram dominados pelos espanhóis, destruindo seu império.
    O imperador, conhecido por Sapa Inca era considerado um deus na Terra. A sociedade era hierarquizada e formada por nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), camada média (funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa (artesãos e os camponeses).
    Na arquitetura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de  pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. A cidade de Machu Picchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana desta sociedade.
      A sua economia estava nos ayllu, espécie de comunidade agrária. Todas as terras do Império pertenciam ao Inca, portanto, ao Estado; através da vasta rede de funcionários, essas terras eram doadas aos camponeses para a sua sobrevivência. Os membros de cada ayllu deveriam, em troca, trabalhar nas terras do Estado e dos funcionários, nas obras públicas e pagar impostos.