segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Astecas, Maias e Incas.


História dos Astecas, Maias e Incas.

GRUPO:

Amanda Malta Carreiras.
Emanuelle Silva Duarte
Micaela de Souza Rodrigues Bilenky
Danilo Barbosa Cunha
Vinicius Duarte Domingues.


        Os Astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México) no século XIV, região de pântanos, próxima do lago Texcoco.
      A sociedade era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população, que eram obrigados a exercer um trabalho compulsório, quando convocados pelo imperador para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides).
      Desenvolveram muitas técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, caca, entre outros. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo. Desenvolveram também diversos conceitos matemáticos e de astronômicos.
       Os Maias habitaram a região das florestas tropicais, das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (região sul do México). Nos séculos IX e X, os Toltecas invadiram e dominaram a civilização Maia.
      A sociedade Maia tinha um caráter fortemente religioso. A religião deste povo era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Conseguiram elaborar um eficiente e complexo  calendário que estabelecia com exatidão os 365 dias do ano.
        Ergueram pirâmides, templos e palácios. Demonstraram um grande avanço na arquitetura. O artesanato também se destacou com a fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos e roupas.
        A economia Maia vinha da agricultura, principalmente do milho, feijão e batata e outros alimentos. Suas técnicas de irrigação eram as mais avançadas, praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos.
       Os Incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador, fundaram a capital do império a cidade sagrada de Cuzco no século XIII. Em 1532 foram dominados pelos espanhóis, destruindo seu império.
    O imperador, conhecido por Sapa Inca era considerado um deus na Terra. A sociedade era hierarquizada e formada por nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), camada média (funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa (artesãos e os camponeses).
    Na arquitetura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de  pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. A cidade de Machu Picchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana desta sociedade.
      A sua economia estava nos ayllu, espécie de comunidade agrária. Todas as terras do Império pertenciam ao Inca, portanto, ao Estado; através da vasta rede de funcionários, essas terras eram doadas aos camponeses para a sua sobrevivência. Os membros de cada ayllu deveriam, em troca, trabalhar nas terras do Estado e dos funcionários, nas obras públicas e pagar impostos.

4 comentários:

  1. Parabéns Amanda,Micaela,Vinicius,Danilo e Emanuele vocês conseguiram juntar as três civilizações em um único texto que falou tudo sobre todas elas o texto falou sobre aonde moravam,como viviam enfim tudo!!!

    ResponderExcluir
  2. O texto ficou muito bom mesmo,o texto falou sobre toda a matéria da semana.Falou tudo sobre império aonde essas civilizações habitavam e como viviam!

    ResponderExcluir
  3. estefani de almeida alves9 de setembro de 2012 às 06:17

    O texto esta ótimo, mais vocês esqueceram-se de falar que os maias estavam em ceda quando as outras civilizações estavam em alta. Mais mesmo assim o texto este ótimo vocês estão de paragens.

    ResponderExcluir
  4. O texto esta muito bom pois falaram da arquitetura entre outras coisa. Os maias viviam em pequenas cidades-estados , e que não constituirão um império porque cada um era liderado por um chefe.Os maias estavam em declínio enquanto os incas e astecas estavam fortes.

    ResponderExcluir