História dos Astecas, Maias e Incas.
GRUPO:
Amanda Malta Carreiras.
Emanuelle Silva Duarte
Micaela de Souza Rodrigues Bilenky
Danilo Barbosa Cunha
Vinicius Duarte Domingues.
Os
Astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram
a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade
do México) no século XIV, região de pântanos, próxima do lago Texcoco.
A
sociedade era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército. A
nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses,
artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população, que eram
obrigados a exercer um trabalho compulsório, quando convocados pelo imperador
para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos,
pirâmides).
Desenvolveram
muitas técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas
de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, caca, entre
outros. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este
povo. Desenvolveram também diversos conceitos matemáticos e de astronômicos.
Os
Maias habitaram a região das florestas tropicais, das atuais Guatemala,
Honduras e Península de Yucatán (região sul do México). Nos séculos IX e X, os
Toltecas invadiram e dominaram a civilização Maia.
A sociedade Maia tinha um
caráter fortemente religioso. A religião deste
povo era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza.
Conseguiram elaborar um eficiente e complexo calendário que estabelecia
com exatidão os 365 dias do ano.
Ergueram
pirâmides, templos e palácios. Demonstraram um grande avanço na arquitetura. O
artesanato também se destacou com a fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos
e roupas.
A economia Maia vinha da
agricultura, principalmente do milho, feijão e batata e outros alimentos. Suas
técnicas de irrigação eram as mais avançadas, praticavam o comércio de
mercadorias com povos vizinhos.
Os
Incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador, fundaram a capital do
império a cidade sagrada de Cuzco no século XIII. Em 1532 foram dominados
pelos espanhóis, destruindo seu império.
O
imperador, conhecido por Sapa Inca era considerado um deus na Terra. A
sociedade era hierarquizada e formada por nobres (governantes, chefes
militares, juízes e sacerdotes), camada média (funcionários públicos e
trabalhadores especializados) e classe mais baixa (artesãos e os camponeses).
Na
arquitetura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de
pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. A cidade de Machu
Picchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda
a eficiente estrutura urbana desta sociedade.
A sua economia estava nos
ayllu, espécie de comunidade agrária. Todas as terras do Império pertenciam ao
Inca, portanto, ao Estado; através da vasta rede de funcionários, essas terras
eram doadas aos camponeses para a sua sobrevivência. Os membros de cada ayllu
deveriam, em troca, trabalhar nas terras do Estado e dos funcionários, nas
obras públicas e pagar impostos.
Parabéns Amanda,Micaela,Vinicius,Danilo e Emanuele vocês conseguiram juntar as três civilizações em um único texto que falou tudo sobre todas elas o texto falou sobre aonde moravam,como viviam enfim tudo!!!
ResponderExcluirO texto ficou muito bom mesmo,o texto falou sobre toda a matéria da semana.Falou tudo sobre império aonde essas civilizações habitavam e como viviam!
ResponderExcluirO texto esta ótimo, mais vocês esqueceram-se de falar que os maias estavam em ceda quando as outras civilizações estavam em alta. Mais mesmo assim o texto este ótimo vocês estão de paragens.
ResponderExcluirO texto esta muito bom pois falaram da arquitetura entre outras coisa. Os maias viviam em pequenas cidades-estados , e que não constituirão um império porque cada um era liderado por um chefe.Os maias estavam em declínio enquanto os incas e astecas estavam fortes.
ResponderExcluir