Grupo: Natalia Silva Barbosa Nº 28
Francielli de Amorim Mota Nº 14
Livia Frasson Melo Nº 21
Yasmin Mariana Silva Clementino Nº35
Ao contrario dos Astecas e dos Incas, que viviam um momento de expansão na época da conquista espanhola, a civilização maia já estava em declínio e muitas de suas cidades já tinham sido abandonadas.
Os Maias desenvolveram sua civilização no extremo sul da América do Norte e na América Central, em territórios que hoje compreendem o sul do México, a Guatemala, Belize e Honduras, chegando a expandir sua influência para áreas ao Norte, localizadas na região central do México. Os antepassados mais antigos dos maias viviam na costa do Oceano Pacífico, já por volta de 1800 a.C.
A partir do século III, as cidades maias floresceram, até por volta do ano 900 – o que corresponde ao que foi chamado de período clássico, caracterizado pelo desenvolvimento da agricultura e pela formação de muitas cidades planejadas, como Copán, Palenque e Tikal.
As cidades do período clássico foram sendo abandonadas no século IX d.C., não se sabe ainda, ao certo, por quais motivos, mas a maioria dos estudiosos considera que pode ter sido em consequências de fortes mudanças climáticas, que levaram ao resfriamento de amplas áreas no Hemisfério Norte.
Por causa dessas mudanças, teria havido o esgotamento agrícola da região, o que agravou as dificuldades econômicas, que provocaram muitas lutas internas.
Os maias habitavam uma área que compreende hoje o sul do México (os estados de Chiapas, Tabaso, Yucatán e Campeche), Honduras e Guatemala. Estima-se que aproxima-damente 15 milhões de habitantes viviam em uma região de cerca de 330.000 quilômetros quadrados, tendo como eixo a Península de Yucatán.
Os maias não constituíram um império. Eles estavam organizados em pequenas cidades –estado, cada qual liderada por um chefe. As escavações arqueológicas realizadas nas regiões habitadas pelos maias indicam que, em algumas cidades, devem ter existido belíssimas construções, como palácios, templos, casas de banho a vapor, campos para jogos, casas de pedras e aquedutos.
Copán, em Honduras, Tikal, na Guatemala, e Palenque, no México, representam os maiores exemplos de cidades maias, reunindo os elementos culturais que demonstram a capacidade e a criatividade daquele povo.
Esse texto esta completo por que as meninas colocaram tudo sobre os maias:onde viviam,a capacidade e criatividades dos maias,as civilizaçoes,e o mais importante que é sobre a cidade-estado.ficou muito bom o texto!!
ResponderExcluirOla meninas ficou muito bom parabéns!Voces falou tudo sobre os maias e eles ja tomava banho a vapor isso é muito importante mesmo né!.
ResponderExcluirMenina ficou muito interessante vocês falarão de tudo mesmo, e o que vocês escreveram ajudou a gente para a nossas provas, vocês falaram onde os incas habitavam, e isso foi muito legal. Continuem fazendo textos interessantes assim.
ResponderExcluirdecupas são mais escrevi erado
ResponderExcluirficou interessante ,completo.é importante saber que os maias nao contituíram imperio ,construiram pequenas cidade estado cada qual liderada por seu lider.
ResponderExcluirolha, vocês falaram tudo, mas esqueceram de um detalhe que ajudaria vocês.O detalhe e que os maias desenvolveram um sistema de escrita, usando os ideogramas e sinais silábicos para registrar os acontecimentos,suas crenças e cálculos astronômicos.Também que um dos motivos da preocupação com os astros era a sua religião porque eles consideravam a história do humano era natural pois eles dependiam desse cálculo...Tirando isso belo texto.
ResponderExcluirMeus comentarios sobre os maias
ResponderExcluirHoje eles são pouco mais de 3 ou 4 milhões de pessoas espalhadas pelo México, Honduras, Guatemala e El Salvador.São apenas um traço rápido, descendentes de uma civilização fascinante e ainda misteriosa que, ao longo de mil anos, floresceu e desapareceu na América Central e do Norte, muito antes da chegada de Colombo à nova terra.
Bem mais que índios - selvagens ou dóceis -, bem mais que homens exóticos e pagãos aos olhos do europeu expansionista e cristão , os Maias foram um povo que deixou um legado inestimável de organização social e política , de conhecimentos científicos - especialmente de engenharia, matemática, astronomia e cálculo, só comparado aos antigos egípcios e suas pirâmides e templos perfeitos.
A civilização Maia tem raízes de miscigenação há 10 mil anos. Tinham deuses severos e implacáveis diante das fraquezas humanas a quem eles deveriam ofertar-lhe o sangue para que a cidade tivesse um bom desenvolvimento.
Morrer para os Maias significava tudo pois eles iam ver a face de KUKULKAN que lhes daria a vida eterna.
Esses sacrifícios ocorriam até no esporte, uma espécie de basquete usando os cotovelos e os joelhos. Se o time ganha-se os jogadores eram decapitados, se perdesse eram humilhados.
Além do sacrifício existia um templo para cada deus, existia feiras onde comercializavam comida e objetos, existiam fazes percorridas pelos guerreiros, em si uma civilização muito bem organizada.