Grupo: Danilo Cintra de Sousa nº9
Larissa Mori Gonçalves Bosco nº19
Mariana da Silva Alcântara nº24
Maria Eduarda Caretta Guimarães Silva nº23
Vinicius Valim Santos nº32
Os Incas, Maias e Astecas
eram grupos civilizados que construíam suas próprias coisas e possuíam o seu
próprio mercado com moedas.
Eles já tinham
conhecimentos astronômicos. Pela lua, sabiam qual a melhor época para colher e
a melhor época para plantar. Tinham também um chefe de estado que guardava
ouro, prata, perolas. Desde aquela época os colares de ouro eram sinais de
poder econômico, e isso significava também poder político, ou seja, quanto mais
ouro mais poder.
Algum tempo depois essa
população foi eliminada pelos europeus tanto pelo seu armamento como por ‘suas’
doenças. Os europeus acabaram contaminando os índios com doenças europeias (gripe);
e como a resistência dos índios era baixa, a gripe piorava cada vez mais e
assim iam matando-os.
Civilização
Asteca
Os Astecas habitaram a
região que hoje em dia é o México. Eram primeiramente um povo nômade,guerreiro
e caçador.
Eles eram muito desenvolvidos,
pois já tinham a agricultura desenvolvida para cultivar frutas, flores e
legumes. Possuíam também aquedutos (canos para lavar a água), pois a água não
potável trazia varias doenças. Como eles já eram desenvolvidos a sociedade
deles era hierarquizada (Comando por um chefe de exército que também era
imperador)
Como tinham um bom
exército eles lutavam por terras, ganhavam de tribos rivais e fundaram uma
cidade que atualmente é a capital do México (Cidade do México). Esse império
chegou a ser formado por 500 cidades. Sua capital tinha 200.000 habitantes era
muito desenvolvida e comparava-se com Sevilha (a maior cidade espanhola da
época).
Os Astecas eram bons
astrônomos, desenvolveram o calendário solar completo com 18 meses de 20 dias
mais 5 dias complementares. A centenas de anos atrás os Astecas já sabiam que
um ano tinha 365 dias.
Eles eram politeístas (cultuavam
vários deuses: Sol, Trovão, Chuva e Lua), a morte e o sacrifício humano não
eram mal visto por eles. Os sacerdotes e o soberano (imperador) eram
privilegiados, moravam em grandes construções, enquanto artesões e camponeses
moravam em pequenas casas.
Eles dominavam a
matemática e a escrita era feita através de símbolos e desenhos. Tinham um
artesanato muito forte, confeccionavam tecidos, objetos de prata e ouro e
artigos com pinturas.
MUITO BOM TEXTO AMIGOS, MAS NAO SE ESQUEÇAO DE QUE OS INCAS, MAIAS E ASTECAS (GRUPO INDÍGENA) ERA TAMBEM UMA SOCIEDADE MILENAR, POR ISSO ESSE GRUPO INDÍGENA,SE EU NAO ME ENGANO ESSE GRUPO INDÍGENA ERA DE ANTES DE 1500 D.C OU SEJA SÉCULO '' XV ''
ResponderExcluirpessoal lembrei de algo que a semente de cacau era a moeda deles
Excluirola pessoal gostei do texto , mais não se esqueção
ResponderExcluirque cultivaram o Sol com a lingau quíchua .
Olá pessoal o texto ficou muito bom!
ResponderExcluirvoces pois as coisas importante dos Incas, Astecas e Maias.
E nao esqueçao de que os povos indigenas no continente americano.
Parabens para voces=)
Eu achei o texto muito interessante, porque falo sobre tudo que nos aprendeu na aula de historia como: o ouro, a prata e as perolas daquela época. Falo também sobre as doenças que contaminaram os índios e que como eles eram fracos não aguentava ficar com a doença e morriam. tinha muitas coisas que li no texto e que não sabia muita coisa sobre o assunto e aprendi um pouco mais com esse texto que o grupo fez... FICOU MUITO BOM MESMO !!!
ResponderExcluirOla pessoal.,
ResponderExcluirEstive pesquisando e descobri que os Incas utilizavam as pedras como base em suas construcoes. Realmente se observarmos a cidade de Mach Pichu, as construcoes estao todas moldadas em pedras, umas sobre outras, Uma curiosidade, os Incas construiram uma estrada interessante que quando se olha do chao nao se consegue visualizar nada, porem seculos depois os pesquisadores descobriram que as estradas ou canais se vistos do alto em um aviao eram simbolos sagrados e que ate hoje os historiadores nao conseguiram decifrar como eles fizeram isto.