segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Tema da semana: Incas, Maias e Astecas. (Dias 6-10/ Agosto/2012)


Grupo: Danilo Cintra de Sousa nº9
Larissa Mori Gonçalves Bosco nº19
Mariana da Silva Alcântara nº24
Maria Eduarda Caretta Guimarães Silva nº23
Vinicius Valim Santos nº32

Os Incas, Maias e Astecas eram grupos civilizados que construíam suas próprias coisas e possuíam o seu próprio mercado com moedas.
Eles já tinham conhecimentos astronômicos. Pela lua, sabiam qual a melhor época para colher e a melhor época para plantar. Tinham também um chefe de estado que guardava ouro, prata, perolas. Desde aquela época os colares de ouro eram sinais de poder econômico, e isso significava também poder político, ou seja, quanto mais ouro mais poder.
Algum tempo depois essa população foi eliminada pelos europeus tanto pelo seu armamento como por ‘suas’ doenças. Os europeus acabaram contaminando os índios com doenças europeias (gripe); e como a resistência dos índios era baixa, a gripe piorava cada vez mais e assim iam matando-os.

Civilização Asteca

Os Astecas habitaram a região que hoje em dia é o México. Eram primeiramente um povo nômade,guerreiro e caçador.
Eles eram muito desenvolvidos, pois já tinham a agricultura desenvolvida para cultivar frutas, flores e legumes. Possuíam também aquedutos (canos para lavar a água), pois a água não potável trazia varias doenças. Como eles já eram desenvolvidos a sociedade deles era hierarquizada (Comando por um chefe de exército que também era imperador)
Como tinham um bom exército eles lutavam por terras, ganhavam de tribos rivais e fundaram uma cidade que atualmente é a capital do México (Cidade do México). Esse império chegou a ser formado por 500 cidades. Sua capital tinha 200.000 habitantes era muito desenvolvida e comparava-se com Sevilha (a maior cidade espanhola da época).
Os Astecas eram bons astrônomos, desenvolveram o calendário solar completo com 18 meses de 20 dias mais 5 dias complementares. A centenas de anos atrás os Astecas já sabiam que um ano tinha 365 dias.
Eles eram politeístas (cultuavam vários deuses: Sol, Trovão, Chuva e Lua), a morte e o sacrifício humano não eram mal visto por eles. Os sacerdotes e o soberano (imperador) eram privilegiados, moravam em grandes construções, enquanto artesões e camponeses moravam em pequenas casas.
Eles dominavam a matemática e a escrita era feita através de símbolos e desenhos. Tinham um artesanato muito forte, confeccionavam tecidos, objetos de prata e ouro e artigos com pinturas.

6 comentários:

  1. MUITO BOM TEXTO AMIGOS, MAS NAO SE ESQUEÇAO DE QUE OS INCAS, MAIAS E ASTECAS (GRUPO INDÍGENA) ERA TAMBEM UMA SOCIEDADE MILENAR, POR ISSO ESSE GRUPO INDÍGENA,SE EU NAO ME ENGANO ESSE GRUPO INDÍGENA ERA DE ANTES DE 1500 D.C OU SEJA SÉCULO '' XV ''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pessoal lembrei de algo que a semente de cacau era a moeda deles

      Excluir
  2. ola pessoal gostei do texto , mais não se esqueção
    que cultivaram o Sol com a lingau quíchua .

    ResponderExcluir
  3. emanuele silva duarte18 de agosto de 2012 às 10:48

    Olá pessoal o texto ficou muito bom!
    voces pois as coisas importante dos Incas, Astecas e Maias.
    E nao esqueçao de que os povos indigenas no continente americano.
    Parabens para voces=)

    ResponderExcluir
  4. natalia silva barbosa18 de agosto de 2012 às 12:38

    Eu achei o texto muito interessante, porque falo sobre tudo que nos aprendeu na aula de historia como: o ouro, a prata e as perolas daquela época. Falo também sobre as doenças que contaminaram os índios e que como eles eram fracos não aguentava ficar com a doença e morriam. tinha muitas coisas que li no texto e que não sabia muita coisa sobre o assunto e aprendi um pouco mais com esse texto que o grupo fez... FICOU MUITO BOM MESMO !!!

    ResponderExcluir
  5. Rafael de Padua Cervi19 de agosto de 2012 às 15:32

    Ola pessoal.,
    Estive pesquisando e descobri que os Incas utilizavam as pedras como base em suas construcoes. Realmente se observarmos a cidade de Mach Pichu, as construcoes estao todas moldadas em pedras, umas sobre outras, Uma curiosidade, os Incas construiram uma estrada interessante que quando se olha do chao nao se consegue visualizar nada, porem seculos depois os pesquisadores descobriram que as estradas ou canais se vistos do alto em um aviao eram simbolos sagrados e que ate hoje os historiadores nao conseguiram decifrar como eles fizeram isto.

    ResponderExcluir